Reposição do computador

Procedimentos para limpeza de ficheiros pessoais antes da devolução dos equipamentos

• O computador portátil deve ser devolvido à Escola limpo de ficheiros e contas pessoais, aplicações instaladas;

• Uma vez iniciada a reposição do sistema, o processo tem de ser levado até ao fim, sem interrupções;

• O processo completo demora cerca de 20 a 30 minutos sendo necessária a intervenção do utilizador apenas na parte inicial.

Este procedimento apaga todo o conteúdo do disco do computador (documentos, imagens, contas, senhas, aplicações instaladas, ficheiros descarregados, …) repondo o estado inicial, de fábrica.

1.º passo - ligar o transformador/carregador

Manter o computador ligado até ao final do processo.

2.º passo - acesso ao ecrã de reposição

3 maneiras diferentes de aceder ao ecrã de reposição.

Sem a sessão iniciada

1. Carregar em alguma tecla e carregar no botão de Ligar/Desligar;

2. Simultaneamente carregar na tecla Shift, no teclado, e escolhera opção Reiniciar (manter a tecla Shift pressionada até aparecer o menu seguinte).

Com a sessão iniciada

1. Na barra de tarefas ou no menu iniciar pesquise por Repor e carregue em Repor este PC;

2. Na janela Recuperação, carregue no botão Reiniciar agora na secção Arranque avançado.

(ou) Com a sessão iniciada

1. No menu Iniciar, carregar em Ligar/Desligar;

3.º passo - seguir as instruções

Maioria dos computadores

Modelos em que não está disponível a opção Repor este PC (passo 2)

Ligar o computador e imediatamente carregar várias vezes na tecla ESC até aparecer o menu;

Escolher a opção F11 System Recovery, carregando na tecla F11, no teclado;

Carregar Next duas vezes e finalmente Continue;

No final carregar vários segundos no botão do computador ligar/desligar para forçar o computador a desligar.

Adaptação dos manuais disponibilizados pela Escola Secundária de Palmela.